Pacotinho de gibis

2005-10-11

Pacotinho #2

All-Star Batman & Robin the Boy Wonder #2

[OK] Sim, é Batman do Frank Miller, desenhado pelo Jim Lee. Não, não é bom. Certamente é melhor que o Cavaleiro das Trevas 2, que é hediondo, mas ainda está longe do Cavaleiro das Trevas original. A idéia dessa série é recontar a origem do Robin, mais uma vez. Se você tentar adotar uma abordagem minimamente realista, o Batman pegando um molequinho para lutar à noite com criminosos é caso certo de abuso infantil. E o Miller não tenta fugir disso, ele mostra o Batman fazendo tortura psicólogica no moleque pra que aceite a missão, e chega até a dar uns bofetes nele. Vale pela cena insólita, mas não muito além disso.

Gravity #4

[DUCA] Eu já disse antes que os japoneses é que são espertos, quando uma coisa dá certo eles copiam o mesmo modelo e seguem adiante. A história de Gravity é sobre um nerd tímido que ganha super-poderes, mas eles só complicam sua vida ao invés de torná-la mais facil. Antes que alguém diga que parece o Homem-Aranha, eu já adianto que essa é a idéia mesmo. Assim como quem gostava de Changeman acaba gostando de Flashman, quem gostava do Homem-Aranha do Stan Lee vai gostar desse aqui.

Kitty Pryde - Shadow & Flame #4

[OK] Neste capítulo, a Kitty mata um vilão, só pra poder roubar a sua espada sagrada. Seria uma atitude muito fora da personagem se fosse verdade, então já espero que no próximo eles revelem qual foi a tramóia. Continuo recomendando a arte do Paul Smith, um traço limpo depois de ler um gibi do Jim Lee faz uma diferença danada.

New X-Men #18

[RUIM] Esse aqui não é o gibi do Morrison. Pegaram a série dos Novos Mutantes e renomearam pra New X-Men porque, é claro, o que tem X-Men no título vende mais. Um gibi dentro da cronologia do House of M, o que o torna mais um What If pra efeitos de cronologia. Se fosse um What If bom, tudo bem, mas é tão ruim que não consegui acabar de ler.

Spider-Man House of M #4

[BOM] Falando em What If bom, esse aqui é um exemplo. Na cronologia do House of M, um plot device (que eu não vou contar pra não estragar muito) fez com que todos os super-heróis tivessem seus sonhos realizados. No mundo da Marvel, cheio de mutantes, isso fez com que os mutantes agora fossem não apenas bem vistos, mas também os governantes do mundo. O Peter Parker se deu bem, nesse mundo não apenas o tio Ben está vivo, mas ele ainda casou com a Gwen e o JJ é seu empregado particular, que ele faz questão de pisar e avacalhar a todo momento. Mas essa sua felicidade é ilusória, ele só se deu bem nesse mundo de mutantes porque está fingindo ser mutante também. Quando o JJ descobre que ele é na verdade um humano picado por uma aranha radiativa, seu mundo vem abaixo. Bem legal.

Superman Shazam - First Thunder #2

[OK] O primeiro encontro do Superman com o Capitão Marvel. É sabido que o Capitão Marvel era originalmente só um clone do Superman (muito embora tenha sido um clone que vendia muito, muito mais que o Superman). Depois que a DC processou a Fawcett e levou o personagem como pagamento da indenização, ele ficou meio encostado. Hoje em dia o povo tende a diferenciar o Superman do Capitão Marvel dizendo que os dois tem poderes diferentes, o primeiro tem poder que vem de meios naturais, o segundo tem poder que vem da magia. A série está explorando isso, chega a ter até uma seqüência onde os dois ficam comparando os poderes.

Ultimate Spider-Man #83

[?] O Bendis resolveu escrever uma história de mistério, cheia de personagens, onde o Homem-Aranha só descobre quem está do lado certo no fim da trama. Por esse motivo, eu não estou lendo, quando completar esse arco de histórias, leio tudo de uma vez.

Uncanny X-Men #465

[RUIM] Quando o Claremont saiu dos X-Men, não devia ter voltado. Ele teria sido lembrado como o maior escritor dos X-Men. Agora ele vai ser lembrado como aquele velhinho que ficou gagá.